Administração Haryon

Administração Haryon

Afinal, quem são os profissionais chaves para a saúde do idoso?

Quando se descobre uma patologia/doença em relação a idade, devemos procurar tratamento adequado  para cada caso e muitas vezes é possível controlar o avanço da doença com ações de prevenção.

A família precisa aprender a lidar com os anseios que giram em torno dessa patologia e os cuidados que ela vai gerar, por isso, precisam saber as etapas que vão percorrer ao longo do caminho para que não sofram frustrações.

Não basta apenas buscar o tratamento adequado, também é necessário ter atitudes de prevenção para que não ocorram pioras clinicas.

É necessário que a família busque informação, informações corretas e relevantes que podem ser orientadas por profissionais chaves, especialistas nos cuidados adequados com o idoso.


Quem são os profissionais chave no cuidado com o idoso?

Para entender melhor sobre os profissionais mais adequados para os cuidados com o idoso, Amanda Hernandez, Mestra em saúde interdisciplinaridade e reabilitação, fonoaudióloga e proprietária do Grupo InterCarenos ajuda a esclarecer essas dúvidas.


Fisioterapeuta
Esse profissional é responsável pelo fortalecimento muscular e auxilia nos cuidados necessários para que o idoso não perca massa muscular. Eles trabalham questões de equilíbrio, questões motoras/ musculares e respiratória, além de atividades especificas para incontinência urinaria.

Terapeuta Ocupacional
O profissional que trabalha com terapia ocupacional é capaz de adaptar o ambiente de acordo com a necessidade do idoso, para que assim, ele continue tendo independência e autonomia.

Fonoaudiólogo
Em idosos, o fonoaudiólogo geralmente trabalha a deglutição, que é o ato de deglutir alimentos e saliva; audição; comunicação do idoso, e caso aja comprometimento na fala, ele traz estímulos que auxiliam a melhora e não comprometam ainda mais o caso.

Nutricionistas
O nutricionista também vai trabalhar a questão de prevenção de perda muscular. Ele vai estudar o caso do idoso e trazer os alimentos mais adequados para que ele continue tendo uma vida saudável e prevenindo problemas com desnutrição e desidratação.


As famílias devem tomar cuidado com a cultura médica, nem tudo é resolvido com remédio, se o médico não for especializado em cuidados com o idoso, levá-lo ao hospital o tempo todo pode complicar o quadro em que ele se encontra.

Simples ações de prevenção devem ser feitas antes que o idoso fique debilitado, se as precauções forem feitas no tempo correto, muitas problemas futuros podem ser evitados.


Sobre a Amanda, Fundadora e idealizadora do Grupo InterCare, empresa que possui Clínica Popular na região de Campinas, que oferece atendimento de qualidade, equipe completa de profissionais da saúde com conhecimentos e experiência nos cuidados voltados para o idoso.

Não deixe de conferir: SiteFacebook

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter

Veja outros posts