Administração Haryon

Administração Haryon

Porque a fisioterapia e a incontinência urinária andam de mãos dadas?

O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida. Porém, é na terceira idade que costuma ser maior a incidência devido aos riscos de comprometimento funcional e de qualidade de vida. Para entender melhor sobre o assunto, a fisioterapeuta Ana Paula Segli Bragion nos conta um pouco sobre a sua experiência.

Os motivos mais comuns pela procura da fisioterapia são a perda da força muscular e o desequilíbrio, que são os principais fatores desencadeadores da dependência funcional, que pode ser desde uma incontinência urinária até a perda dos movimentos ao ponto de ter que ficar acamado.

A fisioterapia torna-se fundamental em todo o processo de envelhecimento,  principalmente de forma preventiva.

A prevenção ajuda a combater inúmeros malefícios recorrentes do envelhecimento. A fisioterapia utiliza métodos para evitar más posturas que complicam as atividades do dia-a-dia, além de colaborar com a qualidade de vida, aumentando a força muscular e, conseqüentemente,  a locomoção, o equilíbrio, a coordenação motora, a independência e o conforto nas atividades diárias do idoso.

A fisioterapia e a incontinência urinária

A fisioterapia pélvica é um dos primeiros métodos indicados no tratamento da incontinência urinária, isso porque, a fisioterapia utiliza recursos como o treinamento para aumento da força muscular e a ativação da musculatura do assoalho pélvico, sendo que a grande maioria da população que perde urina, desconhece que existem tratamentos para este problema.

Estima-se que 85% dos que sofrem incontinência urinária podem ser totalmente cuidados, considerando que 10% apresentam uma significativa melhora e 5% podem ter uma vida mais confortável.

Prevenção e tratamento da incontinência urinária

Não procurar o tratamento correto para incontinência urinária, deixa a pessoa exposta a dependência de fraldas, aumentando o risco de infecções do trato urinário, lesões na pele, interrompe o sono noturno e podem causar quedas devido a pressa para ir ao banheiro.

A fisioterapia não só trata como também previne que a incontinência urinária se instale no idoso.

Sobre a Ana Paula Sua experiência com idosos começou antes mesmo da escolha da faculdade, já que auxiliava nos cuidados de seu avô acamado. À partir da escolha da fisioterapia, foi natural  se direcionar aos cuidados com idosos, onde trabalhou por 8 anos como fisioterapeuta domiciliar,  dando um suporte para as famílias e em suas reabilitações . Contato: Facebook
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter

Veja outros posts