Administração Haryon

Administração Haryon

Parto Humanizado: o que é?

Temos ouvido bastante sobre o parto humanizado. Gestantes, médicos, enfermeiras e doulas (assistentes de parto) tem incentivado o parto humanizado como forma de tornar esse momento ainda mais especial para a mamãe e o bebê. Mas o que é o parto humanizado?

A humanização do parto não significa ter o bebê em casa, sem anestesia e sem assistência alguma. Humanizar o parto significa deixar a mulher mais à vontade, com mais conforto e com a presença de alguém de confiança, como o marido ou a doula.

O objetivo do movimento a favor da humanização do parto é que a gestante não seja tratada como “mais uma”. Esse é um momento único da mulher e deve ser tratado como tal.

Outro ponto levado em consideração nesse momento é a individualidade da mulher e do parto. Cada gestante tem sensações diferentes, por isso, requer atenção individualizada. O acompanhamento do parceiro é fundamental para o conforto e bem estar da gestante. O marido é incentivado a fazer massagens na mulher, participando do parto de forma mais presente.

Diante de tantos pontos positivos, será que alguém é contra? Bom, ninguém se opõe a ideia de levar conforto e atenção à mulher na hora do parto. Mas profissionais da saúde tem alguns receios quando o parto humanizado acontece em casa sem o acompanhamento de um profissional licenciado. Pode haver complicações e a necessidade de assistência específica.

O parto humanizado pode acontecer no hospital com acompanhamento médico. Esse atendimento visa oferecer opções à mulher que escolher se quer tomar medicação e quando tomar esses remédios.

O mais importante é sempre conversar com o seu médico e juntos decidir qual tipo de parto é o melhor para você e o seu bebê.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter

Veja outros posts