Administração Haryon

Administração Haryon

Afinal, qual o prejuízo da chupeta para o desenvolvimento do bebê?

O desenvolvimento do bebê começa desde o nascimento, o profissional de fonoaudiologia tem um papel fundamental, não só no sentido de articular palavras, mas também na alimentação da criança. Para entender melhor sobre o assunto, a profissional Flávia Puccini nos contou um pouco sobre a sua experiência.


A amamentação é essencial para o desenvolvimento da criança, além de criar um laço de afeto entre a mãe e o bebê, ela é responsável pelo refinamento da musculatura da língua, preparando a criança para as próximas etapas, mastigação e fala.

Com a introdução alimentar a boquinha do bebê vai se aperfeiçoando e preparando cada vez mais a musculatura para articular sons e, posteriormente, é o momento que a criança começa a falar.


Mitos sobre a amamentação
Muitas pessoas acreditam que a chupeta é um grande vilão da amamentação, porém, isso é apenas um mito, segundo a Flávia.

Chupar chupeta não interfere na amamentação porque o movimento é diferente. Quando o bebê está sugando no peito ele faz um movimento para criação de vácuo, que retira o leite do seio da mãe, e a partir do momento em que ele já ficou satisfeito, ele começa a chupetar. As novas pesquisas e estudos têm mostrado que o movimento de chupetar é totalmente diferente, por isso a chupeta não interfere na amamentação.’


Então a chupeta não é prejudicial ?
A chupeta só se torna um vilão quando usada de forma indevida, muitas vezes elas são usadas para acalmar a criança e podem auxiliar a respiração nasal e diminuir o risco de morte súbita, segundo pesquisas.

Para chegarem a prejudicar o desenvolvimento do bebê é preciso considerar freqüência, intensidade e duração.


Modo correto de se utilizar a chupeta

  • A chupeta deve ser dada ao bebê para tranquiliza-lo, assim que estiver mais calmo, retirar.
  • A partir do momento em que o bebê começar a se alimentar, mastigar e falar é importante que a chupeta nunca esteja presente.
  • A função da chupeta é acalmar: Sugou, dormiu, tirou, se ela for utilizada dessa forma, não vai trazer prejuízo algum no primeiro ano de vida.


Dica da Flávia para as mamães
Para as mamães a minha dica é sempre prestar muita atenção nas necessidades e movimentações do bebê, tudo isso que a gente falou aqui só é tranqüilo de ser colocado em prática se existe um vínculo muito forte entre a mãe e o bebê. Esse vínculo é criado desde o início, é no momento da amamentação que a mãe consegue identificar se o bebê está com necessidade de sucção para se acalmar ou por outro motivo, além do momento certo de colocar e retirar a chupeta. Identificando todos esses fatores, fica muito mais fácil de saber onde está o problema, quando ele existir, e procurar sempre o profissional mais adequado para ajudar.


Sobre a Flávia 
Formada em fonoaudiologia, sempre buscou conhecimento para se aperfeiçoar na sua profissão. Com mestrado em processos e distúrbios da comunicação, é especialista em motricidade orofacial e também consultora de amamentação e laserterapeuta.

Contato: SiteFacebook

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter

Veja outros posts